Oito criaturas da Terra que poderiam ser extraterrestres

De bactérias que podem sobreviver dentro de rochas, de micróbios que podem resistir à radiação, frio e calor tremendo, a vida pode ter algumas formas extremas. Estas criaturas empreendedoras revelaram não apenas a capacidade de resistência da vida na terra, mas a possibilidade de ter vida em outro lugar no universo. 

Aqui estão alguns exemplos dos chamados extremófilos que são especialmente surpreendentes:
1. Algas Dunaliella:
2. Hyperthermophiles:
Hyperthermophiles, são espécies que prosperam em ambientes extremamente quentes. O gênero Aquifex de bactérias, por exemplo, foi encontrado vivendo em fontes termais no Parque Nacional de Yellowstone, onde as temperaturas podem chegar a 205 graus Fahrenheit (96 graus Celsius).
3. Thermococcus:
Uma outra espécie extrema, o micróbio Thermococcus, pode sobreviver com tão pouca energia que até agora a reação química que usa não foi pensada ser capaz de sustentar a vida. Estes organismos foram encontrados vivendo em Papua-Nova Guiné perto de hidrotermais de profundidade onde a água super-quente escoa fora da crosta da terra. Para complementar seu uso parcimonioso de energia, os micróbios podem sobreviver em temperaturas extremas, escaldante demais para a maioria das criaturas.
4. Halobacterium halobium:
Tolerantes a sal os microrganismos "halophilic" podem suportar concentrações de sal que iriam murchar muitos seres vivos. Um exemplo é o Halobacterium halobium, bactéria, que evoluiu para viver em ambientes com 10 vezes mais sal do que água do mar, como o salgado Lago de Owens da Califórnia.
5. Psychrophiles:
Alguns micróbios, chamados psychrophiles, encontrados no gelo polar, geleiras e em águas do oceano profundo podem suportar frígidas temperaturas tão baixas como 5 graus Fahrenheit (menos 15 graus Celsius). Eles consistem principalmente de bactérias, fungos e algas e contem enzimas que são adaptadas para funcionar a baixas temperaturas. Eles foram encontrados, por exemplo, no Ártico e debaixo de folhas de gelo na Sibéria.
6. Deinococcus radiodurans:
A bactéria Deinococcus radiodurans pode sobreviver a 15.000 doses de radiação, onde 10 iriam matar um ser humano e necessitaria de 1.000 doses para matar uma barata. Esta espécie, na verdade, é exemplar em muitos aspectos, englobando também a capacidade de sobreviver ao frio, desidratação, vácuo e ácidos. O Guinness Book a considera como a bactéria mais difícil de morrer do mundo.
7. Endoliths:
Endoliths são organismos que vivem dentro de rochas ou outros pontos impermeáveis à vida, como em fendas ou entre grãos de minerais. Essas espécies foram encontradas a mais de 2 milhas (3 km) abaixo da superfície da terra e podem viver locais ainda mais profundos. A água é escassa nessas profundidades, mas alguns estudos sugerem que estes organismos se alimentam de ferro, potássio ou enxofre.
8. loriciferan:
Esta criatura recém-descoberta é um loriciferan, identificado como uma espécie do gênero Spinoloricus. Ele tem se especializado em sobreviver sem oxigênio. Com um tamanho de 50 mícrons, este organismo realmente é impressionante.
Oito criaturas da Terra que poderiam ser extraterrestres Oito criaturas da Terra que poderiam ser extraterrestres Reviewed by ModeradorBlog on 17:16:00 Rating: 5

Nenhum comentário: