5 maneiras bizarras de como os animais se refrescam.

Em dias de verão intenso, é comum ver pessoas bebendo muita água, vestindo roupas leves e desejando estar em ambientes que incluam praia ou piscina. O fato que é muito dificil manter a temperatura do corpo que gere uma sensação de conforto.
Quando nossa temperatura aumenta, muitas de nossas funções corporais acabam sendo afetadas em maiores ou menores níveis. Entre o que pode acontecer com um corpo com febre está o aumento do fluxo sanguíneo, o que é um fator de risco para dois órgãos vitais: coração e cérebro.
Muitos animais desenvolveram maneiras próprias de manterem a temperatura corporal equilibrada. Confira:

1 – O suor

Agora você já sabe que é por meio da transpiração que nós, humanos, costumamos reduzir a temperatura do corpo. 

2 – Fazendo cocô

Lembra as cegonhas, aquelas aves simpáticas que entregam bebês em todo o mundo? Pois é. Para diminuir a temperatura do corpo, esses animais têm um costume meio estranho e nojentinho: o de defecar em suas próprias pernas, afinal você já deve ter percebido, talvez de uma forma não muito agradável, que cocô de passarinho é líquido.
3 - Afundando na lama
Vamos relembrando: o humano transpira, a cegonha faz cocô em si mesma e os porcos, os hipopótamos, os javalis e os búfalos rolam na lama. Parece mesmo que a mamãe natureza estava fanfarrona quando escolheu a forma como os animais se livrariam do excesso de calor. 

4 – Orelhas enormes?

Se você fizer essa pergunta a uma lebre, ela vai responder que as orelhas avantajadas são, na verdade, uma forma de livrar o corpo desses animais do calor. Do lado biológico da coisa, as orelhonas das lebres são assim tão grandes para abrigar a enorme quantidade de vasos sanguíneos que esses bichinhos precisam para controlar a temperatura. Funciona assim: se a lebre está fria, esses vasos se contraem para aumentar a temperatura corporal. Se o ambiente está muito quente, esses vasos se dilatam, o que faz o calor diminuir. Esse sistema de controle de temperatura permite que as lebres não percam muita água, afinal elas não suam nem desidratam facilmente.

5 – Respiração ofegante?

Imagine que você é um cachorro peludo que sofre quando a temperatura sobe. Para piorar, até mesmo a sua respiração é quente. Esperto que só, você descobriu que respirar rapidinho, como se estivesse sempre correndo, vai expulsar esse ar quente e, de quebra, trazer ar fresco para a sua boca. É basicamente isso que os cachorros fazem para ficar numa boa em dias de muito calor. Repare.
O ar frio, quando entra em contato com a superfície úmida da garganta e dos pulmões dos cachorros, faz com que a temperatura do corpo desses animais diminua.
5 maneiras bizarras de como os animais se refrescam. 5 maneiras bizarras de como os animais se refrescam. Reviewed by ModeradorBlog on 00:24:00 Rating: 5

Nenhum comentário: