Nostalgia! Programas infantis que te darão saudades

Relembre os programas infantis que marcaram a infância de muita gente e deixaram saudades. Confira:

“TV Colosso” (1993 a 1997): O programa apresentado apenas por bonecos de cachorrinhos entrou no ar substituindo o “Xou da Xuxa”. Entre os personagens que encantavam as crianças na época está a protagonista Priscilla. O bulldog Borges, que fazia as chamadas para os desenhos animados também era o preferido da garotada.

“Sítio do Picapau Amarelo” (1977 a 1986): A primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo, baseado na obra de Monteiro Lobato, contou com 69 episódios produzidos pela Rede Globo, encerrando-se em 1986. Em 2001, a série voltou a ser produzido e exibido pela Globo, com a atriz Isabelle Drummond como Emília, terminando em 2007. Atualmente, uma animação baseada no Sítio está sendo exibida na manhã de sábado pela emissora carioca.

“Vila Sésamo” (1972 a 1977): A adaptação do programa americano Sesame Street foi ideia de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então diretor da Central Globo de Produções. Na primeira versão, o personagem Garibaldo tinha as penas azuis. Em 2007, o programa voltou ao ar pela TV Cultura, com o bichinho com penas amarelas, assim como na versão americana.

“Rá-Tim-Bum” (1990 a 1992): Apesar de ter sido exibido apenas por dois anos pela TV Cultura, o programa ainda é muito lembrado pelo público. Nele, personagens como Doutor Barbatana e Máscara encenavam quadros educativos, inovando os programas infantis. Foi também nesse programa que o “CQC” Marcelo Tas fez grande sucesso com o seu personagem Professor Tibúrcio.

“Bambalalão” (1977 a 1990): Exibido pela TV Cultura, o programa apresentado por Gigi Anhelli e Silvana Teixeira tinha teatro de fantoches, brincadeiras, contação de histórias e encenação de contos infantis, em que Gigi terminava com o bordão: “Esta história entrou por uma porta e saiu pela outra. Quem souber, que conte outra”.

“Castelo Rá-Tim-Bum” (1994 a 1997): esse programa dispensa maiores legendas! No dia 9 de maio de 2012, a turma do Castelo completou 18 anos de vida. Tinha o Nino (“Três séculos em forma de menino”), o Zeca (“Pequeno, inteligente e sapeca”), o Pedro (“O mundo para ele é um brinquedo”) e a Biba (“Esperta, feminina e decididade”). Até hoje, “Castelo” faz parte da programação da TV Cultura e, a cada dia que passa, reúne mais seguidores.

“Bozo” (1980 a 1991): O palhaço Bozo na realidade foi criado pelo americano Alan Livingston, em 1946, e fez sucesso no mundo todo. Por aqui, o palhaço foi exibido pela primeira vez pela TV Record. Durou um ano e em seguida mudou-se para o SBT, onde permaneceu no ar por dez anos. O programa lançou também outros personagens inesquecíveis: Papai Papudo (Gibe),Vovó Mafalda (Valentino Guzzo), Kuki (Rony Cócegas), Salci Fufu (Pedro de Lara) e o gorila King Bozo.

“Turma do Balão Mágico” (1983 a 1986): Quem não se lembra do refrão: “superfantástico, no balão mágico, o mundo fica bem mais divertido”? A canção marcou na voz de Simony e Jairzinho, além de Luciana, Marcelinho e Ricardinho, e foi um verdadeiro fenômeno na época. O programa da Turma do Balão Mágico também contava com Fofão (Orival Pessini) e Cascatinha (Castrinho). Em 1986, foi substituído pelo “Xou da Xuxa” (Rede Globo).

“Clube da Criança” (1983 a 1998): O Clube da Criança marcou a estreia de Xuxa e Angélica na TV na década de 1980. Foi também por meio dele que as crianças brasileiras se tornaram fãs de animações japonesas como “Candy, Candy” e “Don Drácula”. Mas desde que estreou na extinta Rede Manchete, a exibição do programa foi interrompida várias vezes até o seu encerramento, em 1998.

“Xou da Xuxa” (1986 a 1992):O primeiro programa da apresentadora Xuxa Meneghel na Rede Globo marcou a geração de muitos “baixinhos” e deu a ela o título de rainha dos baixinhos. Também eternizou a imagem das suas ajudantes de palco, as famosas Paquitas. Xuxa saía de uma nave cor-de-rosa quando iniciava o programa e embarcava nela em seu término.

“Mundo da Lua” (1991 e 1992): Alô, alô, planeta Terra chamando”, assim começavam as aventuras do menino Lucas Silva e Silva (Luciano Amaral) dentro do seu imaginário, que eram narradas em um gravador velho que pertencia ao seu avô. Nesse seriado, grandes atores tornaram personagens inesquecíveis como o vovô Orlando Silva, vivido por Gianfrancesco Guarnieri e o pai do garoto, Rogério Silva, interpretado por Antônio Fagundes.

“Carrossel” (1991 a 1992): A novela mexicana fez tanto sucesso entre a garotada que o SBT exibiu quatro vezes. A estreia ocorreu em 1991, terminando em 1992. Já as reexibições ocorreram em 1993, 1995 e 1996. Agora, a doce professora Helena e seus alunos vão voltar no remake brasileiro produzido pela emissora de Silvio Santos. A estreia está prevista para o dia 21 de maio.

“Caça Talentos” (1996 a 1998): Bela (Angélica) era orfã e foi encontrada por Margarida (Marilu Bueno) e Violeta (Betina Vianny ), duas fadas muito atrapalhadas, que a levaram para o mundo mágico. Na história, a grande dúvida de Bela era se ela deveria ou não beijar Athur Carneiro (Eduardo Galvão), o amor da sua vida. Atualmente, a série é reprisada no Canal Viva. “Por Merlim!”


 
“TV Cruj” (1997 a 2002): o programa infantil foi um dos principais dos anos 90. O CRUJ (“Comitê Revolucionário Ultra Jovem”) interceptava, de mentirinha, é claro, o SBT, para passar uma programação totalmente dedicada às crianças. Caju (Diego Ramiro) era o líder da turma, que contava ainda com o Macaco (Caique Benigno), o Chiclé (Leonardo Monteiro) e a Maluca (Jussara Marques). “Cruj, Cruj, Cruj. Tchau!”
Nostalgia! Programas infantis que te darão saudades Nostalgia! Programas infantis que te darão saudades Reviewed by Moderador on 08:00:00 Rating: 5